sexta-feira, 10 de abril de 2015

Estrutura CGI.BR



Comitê Gestor da Internet no Brasil

Estabelece diretrizes relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil também direciona o Registro de nomes de domínios, aloca endereços de IP e administra ao que refere ao domínio de primeiro nível “.br”, promove estudos e recomenda procedimentos de segurança da internet, propõe programas de pesquisa e desenvolvimento para inovação no uso da internet.




O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

Foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e é considerado o braço executivo do CGI.br,



Registro

É o departamento do NIC.br responsável pela atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br, também distribui os endereços IPV4, IPV6 e números de sistemas autônomos (ASN) no país.



Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil

É o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança para a Internet brasileira. É responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet brasileira.

Atua como um ponto central para notificações de incidentes de segurança no Brasil, provendo a coordenação e o apoio no processo de resposta a incidentes e, quando necessário, colocando as partes envolvidas em contato.



Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação

Com a missão de monitorar a adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) – em particular, o acesso e uso de computador, Internet e dispositivos móveis – foi criado em 2005 o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br)



Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações

É a área do NIC.br responsável por serviços e projetos relacionados principalmente à infra estrutura da Internet no Brasil e ao seu desenvolvimento.



W3C

O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual uma equipe em tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões para a Web. Liderado pelo inventor da web Tim Berners-Lee e o CEO Jeffrey Jaffe, o W3C tem como missão Conduzir a World Wide Web para que atinja todo seu potencial, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento de longo prazo.

Neutralidade de Rede

Neutralidade de rede vem com o propósito de que todo o trafego da internet seja tratado de forma igualitária, onde as empresas de telecomunicação não poderão decidir o que deve ter prioridade discriminar os conteúdos que não lhes trouxer lucro, com isso especialistas julgam que diminuíra o potencial e a eficiência das redes.

Tratando de grandes provedores de conteúdo podemos dizer que não ficarão nas mão dos provedores de acesso, porem quando não tiverem o controle sobre a hegemonia de trafego se equiparão aos pequenos provedores de conteúdo, fazendo com que o trafego dos seus conteúdos terem a mesma relevância.

Para os usuarios que ficarão sem filtros em suas pesquisas dará um maior acesso a conteúdos diversificados.



Comutação por Circuito e comutação por Pacote


Comutação por Circuito e comutação por Pacote


O Significado geral de comutação é permutação ou substituição, já em computação o termo é usado para falar de um sistema de troca de informações de um lugar para outro.

As redes comutadas sugiram pela necessidade de telecomunicações, mas com a crescimento dessas redes houve a necessidade de ligar pontos, que a principio eram ligadas uma a uma e com o tempo tornou se uma opção inviável


Pacote





Esse tipo de comutação envia dados de uma forma dividida, como se fosse pequenos pacotes. Eles podem ir até o destino por diversos caminhos e até chegar fora da ordem ou ficar inativo, as chances de ocorrer falhas é maior.

Também nao existe um tamanho de largura de banda estabelecido, pode ser com ligação, onde existe um caminho virtual fixo ( sem parâmetros) que indica por onde todos os pacotes devem seguir, ou sem ligação, onde os pacotes devem seguir independentes, isso gera maior flexibilidade, uma vez que um link pode quebrar e a transmissão continuar por outro caminho.



Circuito





Esse tipo de comutação acontece quando existe um circuito dedicado para a transferência de dados, exemplo é quando efetua uma chamada telefônica.

Ele funciona da seguinte maneira ( caminho físico) do telefone transmissor até o receptor, esse caminho pode conter fibra óptica ou micro ondas, quando é iniciada a transmissão efetua um caminho dedicado até que a ligação seja encerrada.

Ela reserva uma largura de banda, fazendo com que não exista erros e a informação chegue na ordem correta ao seu receptor.

Abaixo, uma tabela que compara as duas


História da internet


A internet foi idealizada em plena Gerra Fria, como uma rede onde as mensagens pudessem chegar ao seu destino mesmo que um caminho fosse construído, foi desenvolvido por Paul Baran em 1960 como um sistema descentralizado, ou seja, a informação consegue traçar mais de um caminho, utilizando-se de pontos de transmissão, daí vem o termo web que significa aranha em inglês, uma analogia entre a teia e a rede.

Após onze anos Lawrence G. Robert cria um aplicativo permitindo a troca de emails e á partir dai a rede se expande para os EUA, Grã Bretanha e França, com isso foi necessário em 1974 criar um protocolo o TCP/IP.

Uma nova rede foi criada em 1986 a ARPA NET e quatro anos após elas se juntaram.

Tim Berners-Lee cria o protocolo HTTP e a linguagem HTML em 1990 o que possibilitou dos usuários comuns na rede.

Hoje temos mais de dois bilhões de internautas no mundo.