sexta-feira, 10 de abril de 2015

Comutação por Circuito e comutação por Pacote


Comutação por Circuito e comutação por Pacote


O Significado geral de comutação é permutação ou substituição, já em computação o termo é usado para falar de um sistema de troca de informações de um lugar para outro.

As redes comutadas sugiram pela necessidade de telecomunicações, mas com a crescimento dessas redes houve a necessidade de ligar pontos, que a principio eram ligadas uma a uma e com o tempo tornou se uma opção inviável


Pacote





Esse tipo de comutação envia dados de uma forma dividida, como se fosse pequenos pacotes. Eles podem ir até o destino por diversos caminhos e até chegar fora da ordem ou ficar inativo, as chances de ocorrer falhas é maior.

Também nao existe um tamanho de largura de banda estabelecido, pode ser com ligação, onde existe um caminho virtual fixo ( sem parâmetros) que indica por onde todos os pacotes devem seguir, ou sem ligação, onde os pacotes devem seguir independentes, isso gera maior flexibilidade, uma vez que um link pode quebrar e a transmissão continuar por outro caminho.



Circuito





Esse tipo de comutação acontece quando existe um circuito dedicado para a transferência de dados, exemplo é quando efetua uma chamada telefônica.

Ele funciona da seguinte maneira ( caminho físico) do telefone transmissor até o receptor, esse caminho pode conter fibra óptica ou micro ondas, quando é iniciada a transmissão efetua um caminho dedicado até que a ligação seja encerrada.

Ela reserva uma largura de banda, fazendo com que não exista erros e a informação chegue na ordem correta ao seu receptor.

Abaixo, uma tabela que compara as duas


Nenhum comentário:

Postar um comentário